quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quem tem olhos, sem catarata, que veja!

A cirurgia foi ótima, repetiu hoje pela terceira vez desde que a fiz, o oculista simpático, novinho de tudo e cortês, falava como um pintor satisfeito com a própria tela. Agora já vendo, lendo perfeitamente, ainda que com a ajuda de um óculos que tinha abandonado há anos por tão fraco que tinha se tornado, volto a escrever no blog, e porque não falar disto? Afinal, a cirurgia de catarata dava-me medo. Embora todos falassem ser simples e a conhecessem a mão-cheia quem já fez e se deu bem, o medo estava instalado. Nunca havia feito uma cirurgia, a tratar-me há 17 anos com homeopatias e acupunturas nas vezes em que foi necessário um acompanhamento que ultrapassasse a barreira dos chás.

Provado está, cientificamente e pela sabedoria popular, que o estado de ânimo influencia em muito nas recuperações, nos tratamentos, etc, etc... e o meu era de medo, agora enxergando de verdade, vendo as nuances nas faces com as quais converso, as quais já tinham perdido os contornos ante o manto branco da catarata, percebo que encontrava-me bem deprimido. Mas como seria diferente se para ler tinha que fechar o olho acometido pela luminosidade excessiva, se cores se faziam manchões ante um fragmento de seus matizes que não tinham contorno algum?

 E eis que no dia seguinte à cirurgia, na retirada do tampão, já conseguia enxergar sem os halos, sem os borrões, sem que a luminosidade do dia, das lâmpadas ou da teleVISÃO ofuscasse tudo.

E aí, na rede social, coloco a foto com o tampão que suscita logo 35 comentários e 26 “curtidas”. Agradeço de uma só piscada, logo depois da cirurgia:

“Queridos, segundo o médico a cirurgia foi muito boa, amanhã tiro o tampão do olho e se Deus quiser enxergarei tudo! Muito obrigado pelas vibrações, pelas mensagens, telefonemas, etc... Isso fez toda diferença, podem ter certeza.
Grande abraço a todos.”


Foi o auge da fama. E vejo surpreso as 55 “curtidas” e 44 comentários, seguidos por telefonemas, interurbanos inclusive, 11 publicações espontâneas na minha página na mesma rede social, visitas que vêm me ver, torpedos que são enviados com votos de saúde, torcendo por mim, o suficiente para me fazer sorrir, sentir-me querido. Não há como a cirurgia não ser mesmo um sucesso – como diz o cirurgião simpático e envaidecido de sua obra.

Fora isso, o período que antecedeu: amigos de várias nuances espirituais, católicos, protestantes, umbandistas, kardecistas, evangélicos a fazerem preces, orações, vibrações, pontos e novenas... eita, que é para sentir-me querido mesmo. Ainda ranzinza, com a língua afiada, exagerado em sentimentos de simpatias e antipatias, ainda consigo me fazer querido por tanta gente.

Um boçal a fazer piadinhas pelas costas teria sido: “operação de hemorroidas, afinal tudo é olho”. Esse palavrório chulo, não merece maiores comentários; afinal têm pessoas que por onde passam trazem o sal que não deixam que no rastro brote sequer capim. Mas deixemos pra lá essa gente feita de escuras sombras, sabe-se lá que tipos de cirurgia elas andaram a fazer por aí...

Afinal o texto de hoje é para agradecer aos que torceram por mim, aos que se preocuparam comigo, aos que se ofereceram para acompanhar-me na cirurgia, a Maluce que foi buscar-me, ao Félix que me levou à consulta seguinte, aos que pediram por mim em suas crenças! A Henriqueta, que me preparou com carinho e afeição verdadeiros manjares nesses dias de recuperação onde deveria ficar longe do fogão. Ao Jair que me auxiliou em tudo, sentirei falta dos cafés na cama. A Deus! Obrigado!

Foto: Jair Leal Piantino :  Djair - O autor do texto

17 comentários:

  1. E quem tiver olhos de ver , que leiam...rsrsrsrs...

    Estamos juntos Djair!!!!!!!


    Alex.'.Araújo

    ResponderExcluir
  2. ebaaa e o prajalpa volta com sua força total!! Cuidado meu amigo para não enxergar tal e qual o homem que sabia demais!! rsrs

    Estou mesmo feliz que tudo tenha dado certo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amigo, que bom que já está tudo em ordem. Só uma correção oculista não oftalmologista rsrsrsrs. Saúde e paz. Um grande abraço Flávia

    ResponderExcluir
  4. Quero ser logo "olhada" por estes olhos benditos!
    Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  5. Querido, que bom que a cirurgia foi um sucesso, que bom que agora enxerga sem ser ofuscado pela luminosidade, que bom que o galante cirurgião não afetou a "ranzinzice", a língua afiada nem os excessos de simpatia e antipatia...que bom!!! Continuas a ser o mesmo querido, e agora ainda enxerga bem!!! Só tenho uma observação: todo o carinho que você recebeu nas curtidas, cometários, benzimentos, rezas, telefonemas, cuidados, etc etc....sempre estiveram aí e sempre estarão. Não pela cirurgia ou pelo simpático tapa-olho, mas por você ser quem é. Que possamos nos encontrar logo e brindar os novos olhares e piscadelas! bjs. Wânia

    ResponderExcluir
  6. CADA DIA MAIS FICO FELIZ COM VC E COM SEU BLOG AMIGO....VC POE AMOR EM TUDO QUE ESCRECE COMO VC FAZ EM SUA VIDA COM AS PESSOAS QUE TE RODEIAM....POR ISSO...NAO FOI SURPRESA TANTAS PESSOAS DEMONSTRAREM TANTO CARINHO POR TI..SO CADA DIA MAIS COMPROVA O QUAO ESPECIAL TU ES....TE ADORO MUITO PARABENS BELO TEXTO...TE ADORO MIGO =]

    ALAN COSTA

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, poder ler e observar cada palavra. Torci cada minuto eu a Aparecida juntas trocando telefonemas. Mais do que merecido, que Santa Luzia continue abençoando e os nossos irmãos espirituais. Fico Feliz agora vai enxergar até o sisco na roupa do varal.kkkk Feliz por demais te admiro do jeito que é. Abraços da Carminha

    ResponderExcluir
  8. vixi!!! agora vc vai dizer a idade q eu aparento ter...oh céus!!! agora quem está c/ medo sou eu...rsrsrsr

    bjss meu amigo,vc é ranzinza só por escrito...rsrsrs

    Sil

    ResponderExcluir
  9. Deus escreve certo por linhas tortas: A cirurgia marcada, ansiedade... medo por um lado e tanta demonstração de amizade de outro. Talvez tudo isso fosse preciso para você perceber quanta gente te ama. Agora com a visão apurada vai dar conta de ler os 20 livros rapidamente! Beijo querido.

    ResponderExcluir
  10. Nada como o alívio depois de um obstáculo ultrapassado! Mas você já foi mimado o bastante,
    estou sentindo sua falta aqui, pode voltar! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Medo é mesmo uma droga não? Porém, cada coisa no seu devido tempo...
    O importante é a felicidade da superação e tudo de bom que aconteceu depois!
    E eu, super feliz por você, Dja!!!
    Beijo meu amigo!

    ResponderExcluir
  12. Eu também teria muito medo de fazer essa cirurgia. Que bom que você teve coragem e que deu tudo certo.

    bjos
    Alini

    ResponderExcluir
  13. Vendo tudo agora, ninguém segura mais esses textos :-) hahhhahaha!

    ResponderExcluir
  14. Meu caro... Peço-lhe inicialmente perdão!
    Perdão por ter sido o primeiro e após você ter feito algumas alterações conforme conversamos e não ter comentado logo na seqüência!

    Pode ter certeza nós que somos teus amigos e porque não me permitir o exagero de te chamar de irmão (risos) estávamos ansiosos por sua recuperação!

    Deixe que essas pessoas negativas terão à sua paga... afinal a lei do retorno existe e não há como fugir dela...

    Meu querido que você possa enxergar muito e possa destilar o seu bom e o seu mau humor que sempre nos brinda com risos e reflexões.

    Um grande abraço, o qual multiplico por 3!

    Rafinha...

    ResponderExcluir
  15. Djair, amigo!

    Meu comentário sumiu, é mole???? Mas repito parte dele! hehe
    Eu dizia que meu avô também teve, mas em sua época a operação não era fácil... Faleceu sem ter operado.
    Achei legal a parte que você narra que adorou saber que mesmo tendo a língua ferina, aidfna tem amigos que torcem por você! Bem, creio que nos aprecia nos gosta de qualquer jeito, né? rs Amizade é isso!!!!

    Bom, que venham muitas outras deliciosas crônicas suas!...
    Feliz Visão pra você e pra todos nós!!!! (FEz bem em ignorar o babaca que falou umas asneiras sobre "olho"...)

    Abração,

    Mary:)

    ResponderExcluir
  16. Oi meu querido!
    Que bom que está melhor...
    Sempre dou um pulinho por aqui para ver as novidades! Como sempre adoro!
    Se tiver um tempinho dê uma espiada no meu novo blog!
    www.eitapleura.com.br
    Espero que goste!
    Estou te devendo uma visinhta! rsss
    Beijocas

    ResponderExcluir

Será muito bom saber que você leu, e o que achou.
Deixe aqui seu comentário