quinta-feira, 21 de julho de 2011

E que a minha loucura seja perdoada...

Nietzsche enlouqueceu, Camile Claudel, que era louca por Rodin, acabou... louca! Era o meu temor na infância e início da adolescência - perder a razão, ficar completamente louco como alguns que vi na infância: Dadaia, a filha da vizinha que “perdeu o juízo” após febre altíssima, ou “o Gambá”, morador de rua que sofria de convulsões e aterrorizava a nós do bairro, que tínhamos entre sete e nove anos.
 
Tempos mais tarde, outra cidade, outro estado, Rosa, vizinha nossa, moça bonita, inteligente, dedicada à família, chegou a namorar com um primo meu... De uma a outra hora, enlouqueceu...
 
Margarida, personagem de “O seminarista” de Bernardo Cabral, enlouquece... Pronto não precisas mais ler o romance... A não ser que queiras saber, porque, como, quando...
 
O cinema, a televisão, sempre nos trazem personagens loucos, em geral a loucura é o motivo para os maus serem maus, ou o castigo que os maus recebem pelos malefícios que fazem no decorrer da trama.
Jandinha, cunhada de Lúcio, um amigo que morava em uma fazenda, cultuando a simplicidade da roça, era “descompensada”  - como se dizia em tempos que o politicamente correto ainda não era palavra de ordem. Já Lúcio meu amigo não acreditava em sua loucura. Janda não é louca, não rasga dinheiro, só é louca pra engravidar... E com a simplicidade dos puros de coração desacreditava a parca capacidade mental de Jandinha.
 
Outro dia soube por um amigo em comum do surto de um antigo colega de classe, bonito, culto, inteligente. Do nada... “Pirou”! E saiu a quebrar uma loja, a agredir pessoas, foi preso, internado e está em tratamento...
 
Renato, sobrinho de uma grande amiga, também teve um surto há alguns anos, hoje faz teatro, tendo largado a empresa do pai, onde trabalhava sob pressão para sucedê-lo. Aliás os pais não foram à formatura dele, a mãe a acompanhar o o pai em viagem de negócios... 
 
Os Orleans de Bragança... O trono seria passado de Pedro II ao neto, que enlouqueceu, o mesmo mal da bisavó, D. Maria, que carregava a alcunha: “A louca”... Não houve tempo para o treinamento de Isabel... 
 
Segue o medo... E talvez o texto acabe aqui, assim, sem costura, porque a minha loucura esteja mais acentuada hoje...

5 comentários:

  1. Corri para comentar
    Sob a suspeita de louco ser
    E aqui estou a te visitar
    Se sou louco não sei te dizer

    Mas se loucos somos todos
    A Maria e a Margarida
    Para o fim de meus pecados
    Louco sou nesta vida!

    ResponderExcluir
  2. Os loucos são nobres,são seres evoluídos..não têm censura..são puros,ingênuos,felizes(não todo tempo,claro),emocionais,delicados..Chega!Parei de me descrever..
    Beijão,Djair.Um excelente final de semana para ti.

    ResponderExcluir
  3. Na minha família a loucura vira e mexe aparece.
    Então se a qqr hora ela me pegar de assalto, não estranhe. hahahahahah
    Uma das formas de não enlouquecer é viver as loucuras enqto vc pode controla-las.
    Adorei o texto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei aqui fazendo um retrospecto e apontando as incidências de loucura na minha família e concluo que escapei por pouco. Escapei? kkkkk
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Machado de Assis sempre teve os loucos em alta conta! :-)Graciele

    ResponderExcluir

Será muito bom saber que você leu, e o que achou.
Deixe aqui seu comentário