quarta-feira, 12 de abril de 2023

É o que sou

 Sou a soma de muitas confusões

Eu sou o medo de ser mãe que teve a minha mãe


Sou a soma de várias contusões

Eu sou os cabarés que meu pai frequentava


Sou a solidão de minha mãe

calada


Sou a soma de diversas acusações

Eu sou o grito emudecido no silêncio da lágrima rolada


Sou a soma de variegadas imensidões

Eu sou minha trisavó caçada, acuada pelos cães, longe da tribo


Sou a soma de muitas indagações

Eu sou o desespero mudo de meu avô perdendo seu gado para seca


Sou a soma de variações

eu sou a rima do repente deste mesmo avô sentado à beira da fogueira de S. João


Sou a soma de esticadas ilusões

Eu sou as sacolas de laranjas e tangerinas que meu pai trazia da feira


Sou a soma de muitos nãos

Eu sou os vestidos de festa de minha mãe em aniversários, serestas


Sou a carga de muitos caminhões

Eu sou a vontade de viajar, do espírito nômade de meu pai


Sou um amontoado de traumas

Eu sou o abuso sofrido aos quatro anos


Sou a soma de muitos ais

Eu sou a vergonha de minha mãe, irmão e pai


Sou minha própria nação

Eu sou poesia verso e canção


Sou a soma de muitas lições

Eu sou Senhora Dupré, Hugo e Dostoiévski


Sou tanta coisa que já não sei dizer

Já que não sei, me diga você


14 comentários:

  1. Vc é o carinho, o amor, o companheirismo, a inteligência, a sabedoria, a diversão, a saudade. Vc é simplesmente o amigo que todo mundo quer ter. Te amo meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumiu todas as muitas qualidades que eles tem...amamos nosso poeta de prosa e verso

      Excluir
  2. Meu querido amigo escritor Djair, sua riqueza de escrever me faz acreditar que a nossa língua portuguesa ela tem que ser e se consolidar uma língua portuguesa democrática. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido (a) que ela seja assim e nos fale e faça sentir cada vez mais.

      Excluir
  3. És o que és, assim como sou o que sou. As nossas somas nos complementam na dor e no amor. Amei o texto!!!

    ResponderExcluir
  4. Que texto!
    Por isso tudo você é tão intenso. Erros e acertos, alegrias e tristezas, emoções e decepções formam você! Você é resultado de tudo o que viveu e deixa um pouco disso tudo em cada um de nós. Mas em sua essência, és delicadeza, gentileza, amizade! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Bem profundo mesmo, custei a absorver cada linha.
    Possuidor de todas as qualidades que já descreveram aqui e muito mais, és mesmo pessoa muito rara e valiosa.
    Me sinto abençoada por ter cruzado o caminho de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Você é o meu amigo que cresceu como pessoa, como espírito e como escritor. Que texto sensível, Dja. Foi escrito com a alma. Alma de poeta... também amo os livros da Senhora Dupré. Gratidão por um texto que veio da alma...

    ResponderExcluir
  7. Es carinho , atitude, es vontade de viver. És amigo es ternura es de tudo um pouco que eu queria ser.

    ResponderExcluir

Será muito bom saber que você leu, e o que achou.
Deixe aqui seu comentário