sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia das Mulheres... Bah!

Esta semana tivemos mais um dia internacional da mulher...
Um dia... O que se faz com um dia?
Não deixa de ser uma forma de lemb-las,  de lembrar das conquistas... De lembrar os sutiãs queimados em praça pública, Mary Quant e as minissaias. Sempre há quem evoque Leila Diniz, Bette Davis...
E as Marias-ninguém, que permanecem na escravidão cotidiana? O lavar-engomar-cozinhar-servir? As conquistas não foram para todas, como nunca são.
E o que se perdeu? Com os direitos iguais acabou-se o cavalheirismo, aliás também o "damismo", pois como eles, elas também ficaram mais mal-educadas, apontam indicadores em riste, soltam pelas ruas em alto brado retumbante o palavrório chulo com que se atingem juízes de futebol e nomeiam-se genitálias de forma pejorativa.
Outro dia, no metrô lotado, enrubesci ao ouvir duas moças a comentarem o diminuto tamanho do genital de um rapaz com o qual uma delas teria saído, e ainda falava à outra: “Não tem quem diga, né?” Moças que pareciam instruídas, que estava bem vestidas, e bonitas, mas sem conhecimento do termo discrição.
Mas essas são exceções que enrubescem também outras mulheres, como as que estavam próximas e que percebi também ficarem vexadas com o indiscreto comentário.
Pelas pesquisas que se lêem em grandes veículos de comunicação, as mulheres continuam a ganhar menos que os homens, embora sua jornada possa ser maior...
São mais consumistas, embora a meu ver, apenas gastem com coisas diferentes, compram mais roupas, mas os homens consomem mais gasolina e cerveja.
No seu dia ganham rosas, mas não seria melhor ganhar em gentileza permanente? Conheço caso de chefes que dão flores de manhã e, à tarde, um esporro, para depois sair sem dizer até logo, ou bom descanso, como forma de cortesia. Também conheço outras tantas que têm o mesmo comportamento. Ou seja, cada vez mais iguais a homens, sem ter que lutar para adquirir este status quo no que diz respeito à desconsideração e deselegância.
Conheço mulheres que mantém a casa, enquanto maridos inertes as esperam chegar do trabalho para fazer jantar, e me pergunto: por que permanece nesse tipo de relacionamento?  Assim como moças bonitas, independentes e inteligentes se deixam arrastar por namorados canalhas...
Na maioria das culturas indígenas, as mulheres são as agricultoras enquanto os homens provêem a caça e a pesca, ou seja, quando não há caça são elas que provêem o lar.  Elas o mantêm. Assim como mantém casamentos e namoros naufragados. Sempre em busca de ser feliz.
Acredito que tudo seja um processo de aprendizagem, mas o caminho é longo e a redenção,lenta. Afinal, uma mulher inteligente intimida muitos idiotas, e mais ainda se for independente; se juntarmos a isso, a beleza, e todos temos algo de belo, ferrou! Por isso mesmo, ainda há tanto préconceito masculino, e se os conceitos já são insuportáveis, imagine os pré.

Mas existem as amazonas, as que se fazem por si, que vão à luta, a todas as lutas, pelos seus direitos, pelos direitos dos seus, pelo direito dos que estão aquém delas, pelo que acreditam. E por isso vale a pena comemorar, vale a pena ter um dia pra ser lembrada, ainda que na forma de uma flor recebida e que ao fim do dia estará murcha.
Obrigado a elas por continuarem a lutar, por se fazerem ouvidas, por serem fortes, por serem belas, por nos manterem, por sua alegria, amizade e incentivo.
E pela temática do texto me lembro de inúmeras delas com as quais tive a honra de conviver e, por isso mesmo, com certeza aprendi coisas, sorri de coisas, fiz outras tantas, com, por e apesar... Correndo o risco da deselegância de esquecer, e várias serão esquecidas, não citadas por questão de espaço, lembrança distância, tempo e memória, cito exemplos de mulheres a quem agradeço o ensinamento (e cito ai professoras que tive, sem as quais, e sem sua dedicação, não estaria hoje onde estou, que se não é o alto do pódium é ao menos a sombra), o companheirismo, amizade e dedicação.


Lembro de negra Graça, que foi empregada de minha tia por anos a fio, desde que me lembro, até ser morta a pauladas pelo marido que sustentava. Lembro de Tânia Macedo, de sua sapiência e humor delicioso, de Tamina, grande professora do colegial, uma senhora distinta e apaixonada pela arte do ensino, de D. Maria José, professora do terceiro ano primário, por quem devo ter sido apaixonado; lembro de Marfisía Lancellotti, que menininha de vestidinho de chita, com a mãe, chega a São Paulo e fica petrificada com a  beleza da biblioteca dos frades do Mosteiro de São Bento. E... ao tornar-se mulher dirige a Maior Biblioteca da América do Sul, aliás hoje é dia do bibliotecário, parabéns a ela e a todos. 

Lembro de Ione, minha primeira namorada, na inocência dos 12 anos, onde o máximo que fazíamos era assistir os filmes do Roxy de mãos dadas, e um ou outro beijinho fugidio, de Marta, minha primeira mulher; Lembro de Carmem e nossos 5 anos de namoro, de Eliana Asche e nossas pelejas até viramos amigos por acreditarmos nas mesmas coisas, da Carol Bratch que optou por ser feliz, da Maluce que renasceu Myrna e a quem dei sobrenome, de Katya Carnib  e d. Nair sua mãe, as quais nunca esquecerei, de minha mãe que sempre lutou e continua a lutar por meu pai, meu irmão, por mim e agora por seus netos. De Dásia que me faz rir até doer, de Socorro Rocha, que amparou a mãe que enlouqueceu quando ela mal tinha saído da primeira infância, até que a mãe, D. Francisca, que apesar da demência gostava de mim,   falecesse, de Penelópe Cruz, que como diria alguém é o mais belo animal que pode existir. De Da Guia pelada, prostituta folclórica de Floriano que reza a lenda, nunca perdeu uma briga com um homem. De “Vida de Menina”, um dos mais belos filmes brasileiros, dirigido por uma mulher – Helena Solberg, baseado nos diários de Helena Morley, e onde Ludmilla Dayer  brilha a não mais poder.
 E como ficaria imenso e cansativo o texto se continuasse a citá-las, encerro, com um poema de Adélia Prado (confesso que me controlei para não colocar também o Sexta-feira à Noite, de Marina Colassanti) e um brinde a todas vocês.  

"Um minuto de estrondo a idade reencontrada. As taças para o brinde, porque hoje sou de novo uma mulher com sutiã grená, polindo os dentes sem pressa e desenhando a boca em coração. Basta, nem só eu respondo pela fome do mundo, e vou certificar-me, se ainda me olham duas vezes, se ainda intimido, se pelo que amo ainda faço a face dos homens abrandada e ansiosa.
Enquanto dura a trégua, vou guerrear".

Fotos: 
1 - Djair - Maria Cezídia - Minha mãe.
           2 -Djair - Ana, atual esposa do Sr. Verdu (cerâmista) - "Se eu tivesse arrumado essa pretinha mais tempo, minha vida hoje estaria bem melhor.", e uma cliente  - Polo Cerâmico - Bairro Poty Velho - Teresina - PI 

23 comentários:

  1. Lindo o texto Djair. Aliás, seus textos deviam estar na página principal de um desses conglomerados virtuais, pois eles passam mais emoção do que muitos "pensadores" por aí acham que transmitem.
    Quanto a elas, bem... seres complicados, quase imcompreensiveis e um pouco desconfiados... Não da pra resumir, ainda mais eu que sou sem jeito com expressões. Acho melhor deixar para você!

    ResponderExcluir
  2. Tem coisas que nos desobrigam a tecer comentários, ou melhor : Nos desarmam, não deixam palavras a serem ditas.
    Porém permito-me deixar aqui o meu aplauso; não por ser mulher e fazer parte do universo feminino, mas por concordar com absolutamente tudo, desde as virtudes aos defeitos.Um universo feminino composto por anjos e monstros... consequencias magestosas ou desastrosas de uma sociedade em evolução.( ou seria mutação ??? ) ...

    ResponderExcluir
  3. Que linda a demonstração do carinho, respeito, admiração, agradecimento e o amor que você sentiu por diversas mulheres que foram importantes e marcaram de alguma maneira a sua vida! Só o gesto do seu reconhecimento já vale a homenagem!

    ResponderExcluir
  4. A bença, padrinho!!! Esse texto está tão ou mais inspirado que os versos da casa de tia Maída. Lembro-me até hoje da primeira conversa que tivemos sobre o diário, à beira da janela do hospital. Obrigada por tudo, um grande beijo,
    Myrna Gioconda

    ResponderExcluir
  5. Podemos somente agradecer... por tudo... pelas lindas palavras, pela amizade, pelos momentos bobos e/ou importantes! Enfim, obrigada e parabéns, pois se o mundo tivesse mais homens como você, as mullheres teriam mais orgulho de lutarem pelos direitos iguais! Um beijo. Carol Bracht

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Djair, adorei seu texto, realmente inspirador.
    Parabéns pela homenagem às mulheres, elas merecem.
    Bom, de verdade achei o texto excelente, espero que venham mais desse naipe.
    Abraços

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito seu texto... Reflexivo!
    O tempo fez isto com muitas de nós mulheres... Brigamos tanto por nossa independência e hoje sofremos as consequências... Assumimos muitas vezes o papel dos homens, acabamos falindo com a Instituição chamada Casamento, trabalhamos mais e ganhamos menos, agora o homem já não sabe mais qual o seu papel na relação...

    Em contrapartida temos sim! que parabenizar às mulheres guerreiras de todo dia... que mesmo com todos os entraves e dificuldades fazem o seu melhor, merecem respeito e admiração de muitos que não conseguem chegar onde "elas" com todas as dificuldades chegam!!!

    Parabéns, Djair! Vou passear por aqui para ler as novidades!

    ResponderExcluir
  8. Querido Djair
    Sempre inspirado! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Querido Di

    Nunca duvidei de sua grande sensibilidade para compreender o que se passa ao seu redor. Felizmente, agora, decidiu escrever (o nome prajalpa não faz jús a seus textos rsss) e com este texto presenteia a mulher com um pouco de comprensão, carinho e, eu diria até, cumplicidade. Muito Obrigada Di.
    Beijão

    Ivone

    ResponderExcluir
  10. Consegui ler o texto. Sem palavras adorei ,maravilhoso eu estava precisando a luta continua. Sou feliz por te-lo como amigo, beijos

    ResponderExcluir
  11. ADOREI PARABENS QUERIDO AMIGO =]

    ALAN COSTA

    ResponderExcluir
  12. Texto ótimo e atual! No Brasil ainda temos um leve preconceito se compararmos com os países muçulmanos radicais. Aliás, radicalismo é uma palavra que deveria sumir dos dicionários!
    Oops, fui radical!! hahahahaha

    Ghandalf

    ResponderExcluir
  13. CREDO DJAIIIIRR...PRA QUE SER TÃO "ASPRE"!! Vc não precisa falar de todas , só das mais educadas e importantes... como eu por exemplo ! >:c)

    RÔ Santos

    ResponderExcluir
  14. Djair.... lembre-se só das educadas, das guerreiras, das que mesmo que tenham que aguentar grosseria dos machos, estão sempre lá do lado deles pro que der e vier.

    Mirtes Godoi

    ResponderExcluir
  15. Rapaz... mesmo sem ter lido este texto, quantas mensagens, quanta energia, quanto significado tem este texto... quanta substância, parece que sentamos a beira de uma mesa e nos deliciamos com um jantar completo entrada, prato principal e sobremesa, jantar esse em celebração ao dia delas... posto que sem elas já mais estariamos aqui!

    Abraços Rafa

    ResponderExcluir
  16. Amei o texto leio e releio, A luta vai continuar. Lindas palavras e obrigada Carminha

    ResponderExcluir
  17. Adorei também a fotinho da mamãe cm cara alegrinha!! Salve mulherada linda!. Bj Le

    ResponderExcluir
  18. Viajei na sua vida, na vida das mulheres que passaram pela sua vida...estamos em 2023 e indo pro Congresso a equiparação salarial...imagina meu querido quantos filhos de mães zelosas teriam sido contemplados se isso não tivesse que ser Lei mas já viesse de um filho em respeito a mãe que lhe cuidou com zelo e deixou de ter algo pra si, pra atender ao que o filho precisa..e a cada Ano, coloque aqui mais histórias de nós mulheres!!

    ResponderExcluir

Será muito bom saber que você leu, e o que achou.
Deixe aqui seu comentário